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Revisão preventiva e corretiva.

Evite gastos desnecessários depois que o problema aparecer.

A manutenção de forma geral vem a trazer ao veículo um melhor rendimento, uma vida útil maior e o mais importante, a segurança na hora de rodar. Evita-se assim que acidentes venham acontecer em decorrência de alguma falha ou desgaste de um componente.

Por isso, todo automóvel requer uma manutenção seja ela preventiva ou corretiva. 

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é a ação de prevenir e monitorar periodicamente o funcionamento dos componentes do carro, evitando futuras falhas e problemas, mantendo o bom desempenho do veículo. A falta dessa manutenção pode acarretar gastos além do imaginado, em decorrência de uma pequena falha outros componentes podem ser danificados.

Outras vantagens de manter em dia as revisões é a tranquilidade de rodar com segurança para evitar acidentes, e conforto que alguns itens tem a função de proporcionar.

Itens importantes a serem revisados na manutenção preventiva:

#1 – Pneus:

São itens que não podem deixar de ser revisados. A calibragem correta, o alinhamento e geometria são extremamente importantes para prolongar a vida útil dos mesmos e manter a segurança e conforto dos ocupantes de veículo.

#2 – Suspensão:

Conjunto de componentes que estão diretamente ligados a funcionalidade dos pneus e precisam de acompanhamento constante por sofrerem desgastes excessivos. O sistema é composto por itens como amortecedores, coxins, pivôs, buchas, molas, axiais entre outros, cuja função é manter a estabilidade do carro, absorvendo os impactos das imperfeições do solo, trazendo dirigibilidade e conforto aos ocupantes do veículo.

#3 – Freios:

Assim como os demais já citados são componentes que precisam de revisão constante para manter a eficiência, geralmente sendo indicado a manutenção a cada 10 mil quilômetros rodados. Os discos de freio, pastilhas, lonas, tambores, o fluido de freio enfim entre outros itens que compõe o sistema de frenagem do automóvel, são imprescindíveis para a segurança dos ocupantes.

#4 – Óleo lubrificante:

É um item que requer atenção, sua troca é indicada a cada 10 mil quilômetros rodados. Esta manutenção é muito importante para manter a durabilidade e o desempenho do motor, pois a substituição e o uso do lubrificante correto são essenciais para manter a lubrificação reduzindo o atrito entre as peças e manter a temperatura adequada para o funcionamento do motor.

#5 – Filtros:

Fazem o automóvel trabalhar corretamente retendo impurezas e partículas que podem acarretar sérios problemas para alguns componentes do carro e até para saúde dos ocupantes. O período para troca dos filtros geralmente é indicado pelas montadoras, pelo fabricante do óleo ou do filtro, podendo variar de acordo com a rodagem do veículo.

#6 – Correias:

São itens que merecem atenção, pois são peças simples e de certa forma baratas, mas de grande valia. O automóvel pode ter quatro tipos de correia, mas a mais importante é a correia dentada localizada no interior do motor onde faz a conexão entre o virabrequim e o comando de válvulas. Logo sua função é sincronizar o funcionamento das duas partes do mesmo. Sua troca é recomendada a cada 50 mil quilômetros, mas é importante verificar periodicamente seu estado de conservação, pois ela pode te deixar na mão e gerar grandes prejuízos.

Estes são alguns itens a serem conferidos nas manutenções preventivas mas muitos outros tem de ser analisados, como lâmpadas, bateria, velas e etc. Mesmo com as revisões em dia podem ocorrer problemas inesperados, aí onde aparece a manutenção corretiva.

 

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva assim como o nome já diz tem a finalidade de corrigir ou substituir algum componente danificado do veículo. Esta geralmente é feita em casos de extrema necessidade quando alguma peça apresentar defeito sem estar previsto, quando algum problema é detectado na manutenção preventiva, ou pela falta desta. Em tempos passados a manutenção corretiva era a única a ser realizada, pelo fato de faltar equipamentos e tecnologia para detectar possíveis problemas.

Manutenção corretiva não é um método muito vantajoso porque geralmente gera mais gastos e pode levar mais tempo para o conserto, pois o problema pode se agravar causando avaria em outros componentes e podendo até ocasionar graves acidentes.

 

Manutenção de veículos: preventiva ou corretiva?

Você pode comparar o quanto a manutenção preventiva é mais vantajosa do que a manutenção corretiva. A manutenção em dia traz benefícios como a segurança e o conforto na hora de rodar, melhor desempenho para o veículo, melhora o consumo de combustível, além de economizar com peças e mão de obra, evitando que imprevistos ocorram durante uma viagem, por exemplo.

Por isso consulte sempre um mecânico da V. Brondani  para deixar seu carro rodando como novo.