Institucional

 Home /Institucional

Sobre a Empresa


V.Brondani: Maior e primeira oficina de veículos de Palotina

 
O sobrenome Brondani carrega com pujança o título de pioneira no segmentode veículos da cidade de Palotina. Leva abreviado em sua marca, V.Brondani,nome do idealizador e proprietário da empresa há mais de 40 anos - Sr. Valdir.
Instalada numa área de oito mil metros quadrados, emprega hoje 42 funcionários e atende mais de 1.100 veículos por mês. Presta inúmeros serviços na área de mecânica, peças, guincho, chapeação, pintura e lavagem de veículos. O histórico lhe rendeu importantes parcerias com a Bosch, Cofap, Magneti Marelli,Castrol, Delphi, seguradorase outros fornecedores que ajudam a garantir a qualidade e confiabilidade dos serviços. Aliás, serviço bem feito pela primeira vez é o grito de guerra da equipe, que carrega na missão da empresa o significado de sua existência.
Por isso recebeu por dois anos consecutivos a primeira colocação nacional em compras de peças da FIAT. Também foi premiada inúmeras vezes como empresa destaque pela Associação Comercial de Palotina e ainda classificou-se como a primeira oficina verde da região, já que toda a água e óleo usados são reaproveitados.
 
O valor dos dois mil reais
Para chegar até o que é hoje, tudo foi planejado desde agosto de 1970, quando Valdir Brondani abandou o emprego de radiotécnico e eletricista na Eletrônica Palotina, para montar sua própria empresa. Alguns milhares de cruzeiros, equivalentes hoje a R$2 mil, emprestados por um amigo, foi o pontapé inicial do empreendimento. A Radar Elétrica Brondani consertava vitrolas, recondicionava motores e fazia a instalação elétrica residencial.
Com a cidade recém-emancipada e numa época em que a estrutura ainda era precária, cidadãos abastados desfilavam em Palotina os lançamentos da Volskswagen: Fusca, Variant, Kombi e Brasília. Daí surgiu a grande ideia de mudar o foco da empresa, que passou a se chamar Ofesvolks – primeira oficina especializada em carros da Volkswagen de Palotina e região.
 
Ampliação sem fim
Se ampliação é sinônimo de sucesso, a V.Brondani pode se considerar na ribalta. Ampliações de estruturas, serviços e funcionários começaram a acontecer em 1975 e continuam até hoje, com a mais recente construção do novo ponto de atendimento da empresa.
A primeira grande obra foi quando a V.Brondani passou a oferecer, além do serviço de mecânica, a chapeação. Para isso uma nova área foi alugada para a construção e o número de funcionários saltou de 7 para 15.
Desde então a empresa não parou, a quantidade de clientes cresceuà medida que novos carros surgiram no mercado e tornaram-se acessíveis à população. Três anos depois a área alugada foi comprada.Na sequência houve ampliações na parte de acessórios, mecânica, chapeação e pintura. Tudo acontecia progressivamente, conforme aumentava o volume de serviços.
Em 1991, a empresa aderiu à informatização, trazendo os primeiros computadores com sistemas de controle de estoque.
Foi em 1997 o grande investimento tecnológico da empresa, com a implantação de uma estrutura moderna com cabine para pintura e secagem a gás e sistema de lixaçãoa seco. Exclusivo em toda região.
No ano de 2004 a V.Brondaniadquiriu a Guimpal, uma empresa de serviços de guincho. Com esta incorporação, a V.Brondani ampliou exponencialmente sua rede de serviços e clientela.
 
O susto
Tal negócio foi daqueles que gerou muito calor e pouca luz. O investimento em funilaria e pintura era alto demais e não havia mão de obra qualificada para manusear os equipamentos. O material de subsídio era importado e o dólar não parava de subir. O serviço quase foi inviabilizado. Com a automatização dos processos, ferramentas, parafusadeiras e elevadores, a mão de obra humana teve de ser reduzida drasticamente. Dos 32 funcionários, a empresa ficou com 16. 
Apesar da redução de 50% dos colaboradores, por incrível que pareça, o faturamento aumentou. Isso porque o sistema de automaçãoagilizou os processos e reduziu custos com mão de obra.
 
Firme e forte
Característica dominante da família Brondani, a persistência garantiu a prosperidade da empresa por quase meio século. Administrada hoje pelos filhos Márcio e Marcelo, Valdir se envolve apenas em grandes decisões. Graças ao tino para os negócios, às assertivas consultorias que tiveram e cursos que fizeram,Valdir e seus filhos levaram a V. Brondani ao patamar desejável. Mas não pretendem parar por aqui. Novas tecnologias, estrutura de qualidade e bom atendimento são os pilares que os norteiam.
Ser a maior e mais antiga oficina de veículos de Palotina tem o seu valor, mas ser reconhecida numa extensão ainda maior é o que pretendem para os próximos anos.